terça-feira, 9 de agosto de 2011


4.Bárions
É uma família de partículas subatômicas composto por três quarks. O mais representativo, para formar o núcleo do átomo, são os nêutrons e prótons, mas há também um grande número de bárions, mas todos eles são instáveis. Nome Barions é porque acreditava-se quando se descobriu que tinha uma massa maior do que outras partículas.

Classificação:
Ø  Bárions são férmions afetados pela força nuclear forte, então eles estão sujeitos ao princípio de exclusão de Pauli e pode ser descrito por estatísticas de Fermi-Diarc. Ao contrário dos bósons, que não satisfaçam o princípio de exclusão;
Ø  Bárions são juntamente com os mésons, a família de partículas chamadas hádrons, ou seja, composto por quarks. Eles diferem dos mésons, sendo composto por três quarks, enquanto os últimos são compostos de um quark e um antiquark.

Tipos:
Ao lado do próton e do nêutron dentro da família dos bárions são também partículas delta (Δ), lambda (Λ), sigma (Σ), xi (Ξ) e ômega (Ω).
Ø  Delta bárions+ +, + Δ, Δ0, Δ-) são compostas de quarks up e para baixo, de modo que o giro total é de 02/03. Decair em um pion e um próton ou nêutrons;
Ø  Bárions lambda0) são compostos de um quark up, um baixo e quark estranho, os quarks up e down em um estado de spin istopico 0 (sabor antisymmetric). A observação do lambda neutro desde a primeira prova do quark estranho, O bárion lambda quase sempre decai em um próton e um píon com carga, ou um nêutron e um píon neutro;
Ø   Sigma bárions+, Σ0, Σ-) também são compostos de um quark estranho e uma combinação de cima e um quark down, mas em um estado de spin isotópico 1. O Σ0 tem a mesma estrutura de quarks que Λ0 (para cima, para baixo e estranho), então sua decadência é muito mais rápido do que o Σ+ (acima, acima, estranho) e Σ- (baixo, baixo, estranho);Los bariones xi0 , Ξ - ) están compuestos de dos quarks extraños y un quark arriba o abajo.
Ø  Xi bárions0, Ξ-) são compostas por dois quarks estranhos e um quark cima ou para baixo. Geralmente se desintegram em um pion e um lambda bárion, que por sua vez, reparte-se como tal. Devido a essa seqüência em cascata de decia para Ξ é também chamado de cascata de particulas (partículas em cascata);
Ø   O negativo omega baryon-) é composto por três quarks estranhos. Su descubrimiento supuso un gran avance en el estudio de los procesos de los quarks, ya que sólo desde entonces se pudo predecir su masa y su desintegración. Sua descoberta foi um avanço no estudo dos processos de quark, pois só assim poderia ser previsto a partir de sua massa e decadência;
Ø  Bárions composto por quarks pesados são criptografadas pela adição de um índice, que indica que um quark estranho pode ser substituído por um mais pesado (por exemplo, Λ + c é composto por quark encantado, para cima e para baixo, em vez de cima, para baixo e estranho).

Matéria Bariônica:
A matéria bariônica é aquela em cuja massa é dominada por bárions, que pode consistir de átomos de todos os tipos e, portanto, ser quase todo o material. Seu adversário é a matéria não bariônica, que pode consistir de neutrinos ou elétrons livres, ou mesmo espécies exóticas de matéria escura não bariônica, tais como partículas supersimétricas, axions ou buracos negros.
A distinção entre a matéria bariônica e não bariônica é de particular importância na cosmologia, uma vez que a quantidade de matéria bariônica presente no universo determina em grande parte os modelos primitivos de nucleossíntese produzidos no Big Bang.
A própria existência de bárions já é um fato significativo cosmológica, já que assume que o Big Bang ocorreu um número igual de bárions e anti-bárions. O processo pelo qual o número de bárions excede suas antipartículas é chamado baryogenesis (análogo ao processo de Leptogenesis, segundo o qual a quantidade de material formado por leptons supera a sua antimatéria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário